sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vivendo em sonhos



Deveríamos poder caminhar livremente pelas ruas, como se desfilássemos nas nuvens, ao som das mais belas sinfonias de Mozart, Bethoveen e Bahr...Assistindo a doces paisagens naturais nos confundir às mágicas obras de Miquelângelo, Tarcila do Amaral, Landi. Ouvindo pequenos sabiás recitar poemas de Drumond, Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Vinícius de Moraes, transforamando-nos em ninfas, fadas, eufos...Ilusões.
Ah! Poderíamos viajar por lugares diferentes, reais, imaginários...viajar pelos rios do nosso corpo, desaguar nas cataratas do nosso coração, voltar por um lago de águas termais e entrar na misteriosa gruta do nosso cérebro, brincar com os "neurodoendes", correr atrás das células da glia...e voar , através das sinapses, para florestas encantadas, onde a neblina cobre a identidade e os pensamentos...Conhecer o deserto do Pequeno Príncipe, ver montanhas que flutuam no céu, desvendar o Olimpo para pedir um pouco da loção de Afrodite, conversar com Atenas, conhecer Eros...Fechar a caixa de Pandora e ir na asa de Pégasus ao cemitério onde está Giselle, para pedir às almas encantadas, das virgens que morreram por amor, que ressucitem Tom Jobim, Galileu, Sócrates, Renato Russo, Cazuza, Olga Benário, Joana Darc...para que liderem uma Revolução de sonhos, feita pela literatura, cultura, ciência, filosofia, arte...Defendendo sempre a ética, a liberdade e a cidadania.
Queria mergulhar nos livros, calar as suspeitas de Bentinho sobre Capitu, ajudar Lucíola, curar Brás Cubas do emplasto, Salvar Carmen do amor doentiu de Don José, prender o triste grito da jandaia, para não ouvir: Iracema! E mais tarde ver o cajueiro florescer quatro vezes...
Queria poder mudar a História...soprar as caravelas de Cabral para o outro lado, impedir a chegada do nazi-fascismo ao poder, censurar as ditaduras, proibir a entrada de corruptos no Palácio da Alvorada, vetar a decisão dos EUA em invadir o Iraque, o Irã, o Afeganistão...
Quero contemplar o encontro da lua com o mar, sentar embaixo de uma árvore, sentir o perfume das rosas brancas da vida. Quero acordar com os primeiros "raios de sonho" refletido no orvalho da madrugada.
Ah! Só quero voltar quando o Mundo acordar de seu pesadelo...

Um comentário:

Raiza disse...

Nossas utopias são tão parecidas, esse texto me fez ter mais certeza de que és a pessoa certa para estar em minha canoa.